A abrangência e importância do Programa

Enquanto participes de uma prática formativa em parceria, partimos da concepção do projeto ”como eixo de integralidade para direcionar a reorientação da formação dos cursos de graduação em saúde. Apresenta-se como dispositivo essencial para consolidar esse processo que se organiza em torno de um eixo comum carregando muitos desafios.

 

Enquanto participes de uma prática formativa em parceria, partimos da concepção do “projeto ”como eixo de integralidade para direcionar a reorientação da formação dos cursos de graduação em saúde. Apresenta-se como dispositivo essencial para consolidar esse processo que se organiza em torno de um eixo comum carregando muitos desafios.

A parceria vivida/experimentada pelos protagonistas institui uma iniciativa que articula ensino superior de graduação a rede de serviço de saúde expressa no envolvimento da IES e cenários de práticas instituídos, além das lideranças executoras das ações formativas do processo. Nesse caso a parceria não acontece como um processo natural mais resultante de muitos empreendimentos político-ideológicos e também pedagógicos e criação de dispositivos para a re-significação do papel das instituições e sujeitos que integram o processo formativo na área de saúde.

Aqui o PET-Saúde/SF-UFC, integra também o colegiado do Fórum do Sistema Municipal de Saúde Escola do Município de Fortaleza, criado como espaço de discussão e deliberação de questões que articulam os processos formativos, planejamento e inserção do estudante na rede básica de saúde, estabelecimento de convênios e acordos de cooperação e de proteção e segurança do estudante entre outras questões. Nesse ponto tem sido relevante a contribuição das ações do projeto na consolidação das políticas municipais voltadas a educação permanente e formação para o trabalho, além de colaborar efetivamente junto com outras iniciativas formativas do Sistema Municipal de Saúde Escola tais como: Residência de Medicina de Família e Comunidade, Residência Multiprofissional em Saúde da Família para que a rede de atenção básica possa esta ganhando consistência nos processos formativos de ensino superior de graduação, viabilizando o fortalecimento do Sistema Municipal de Saúde Escola. Reputamos essa iniciativa como uma forte aliada para o surgimento de uma renovada postura e disposição institucional e profissional no compromisso que integra ensino e serviço.

Hits: 2465

Comentarios (3)


Mostrar/Esconder comentarios
...
Muito este txto viu! parabéns a todos os envolvidos!
Administrator , 18 fevereiro, 2011
...
muito legal! huh
Administrator , 18 fevereiro, 2011
...
sadfi sdiosado asdasopdasodopasdopasda
Jonas , 21 fevereiro, 2011

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Área reservada